Discurso Prêmio Dr. Pinotti

CÂMARA DOS DEPUTADOS
Orador: ANDRÉ DE PAULA
Data: 12/05/2010

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,

Esta Casa aprovou, no passado, por iniciativa oportuna da Deputada Rita Camata, proposição legislativa que resultou na edição da Resolução nº 14, de 16 de julho de 2009, que instituiu a entrega anual do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, da Câmara dos Deputados.
A premiação homenageia um dos maiores ginecologistas do País, o Deputado democrata José Aristodemo Pinotti, SP, falecido em 1º de julho de 2009, em decorrência de um câncer. Mas o objetivo do prêmio é dar visibilidade e reconhecer as instituições que promovem, com eficiência, ações voltadas à promoção e qualificação dos serviços de saúde à mulher, bem como enaltecer aquelas instituições que inovam na humanização do atendimento às mulheres, na capacitação dos profissionais e na melhoria das instalações que atendem às mulheres brasileiras.
A primeira cerimônia de entrega do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher ocorrerá no próximo dia 25 de maio, no Salão Nobre desta Casa, quando serão premiadas três das mais importantes instituições do País dedicadas à atenção em saúde da mulher.
As entidades que concorreram à premiação foram indicadas livremente por Deputados e Senadores, e a escolha foi realizada por um Conselho, especialmente designado para a seleção, integrado por representantes de todas as agremiações partidárias. As agraciadas foram selecionadas dentre outras inúmeras e importantes instituições que igualmente se dedicam à saúde da mulher.
Nesta edição inaugural, receberão o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, da Câmara dos Deputados, por inexcedível merecimento e relevantes serviços prestados à saúde da mulher brasileira: o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, do Recife (PE); a Santa Casa de Misericórdia Irmandade Senhor do Passos, de Guaratinguetá (SP); e o Amparo Maternal – Maternidade Social, de São Paulo (SP).
Sr. Presidente, foi com grande satisfação que recebi a notícia de que o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, do Recife (PE), foi selecionado, por esta Casa, para receber um prêmio de tão significativa expressão.
Na condição de pernambucano e recifense que conhece, de perto, o extraordinário trabalho desenvolvido pelo IMIP, foi uma honra, que encarei como dever, poder contribuir com minha indicação, ao lado das indicações da Deputada Ana Arraes e do Deputado Inocêncio Oliveira, para que a instituição pudesse ver reconhecido um trabalho que completa, em 2010, 50 anos de serviços prestados à população pernambucana e duas décadas, em particular, à saúde das mulheres do meu Estado, por intermédio do Centro de Atenção à Mulher.
Sr. Presidente, o IMIP foi fundado, em 1960, por um grupo de médicos pernambucanos, agrupados e liderados pelo Prof. Fernando Figueira. Desde então, na condição de entidade pública, não estatal, sem fins lucrativos, atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão. Cem por cento de suas atividades estão vinculadas ao Sistema Único de Saúde – SUS, o que diz da amplitude de suas ações.
Além da intensa colaboração prestada a universidades e órgãos oficiais de saúde e educação, na formação e qualificação de recursos humanos para a saúde, a atuação do IMIP é marcada, essencialmente, pela irrestrita assistência aos mais excluídos socialmente. A excelência dos seus serviços alcança desde o nível de atenção primária, por meio do programa de Saúde da Família, até o nível hospitalar de alta complexidade.
Não é por acaso que o IMIP é reconhecido como uma das mais importantes instituições do País; respeitado, também, como centro de referência nas áreas de assistência, ensino e pesquisa.
Para se ter uma ideia, o IMIP é credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referência para Programas de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança; como Centro Colaborador do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar; como Centro Colaborador em Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica; e como Centro Colaborador para a Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar, sendo a única instituição em Pernambuco a fazer parte da Rede GeAH, rede colaborativa para Desenvolvimento de Tecnologia e Educação Permanente em Gestão e Assistência Hospitalar, iniciativa apoiada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde.
O IMIP, igualmente, é certificado como Hospital da Rede Sentinela/ANVISA/MS, integrando ainda a Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde – GIPEA/ANVISA/MS, assim como é reconhecido como Centro Colaborador da Secretaria de Vigilância em Saúde – MS.
O IMIP é, ainda, o único Centro de Pesquisa Clínica do Ministério da Ciência e Tecnologia credenciado em Pernambuco, sendo também o seu Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde ligado à Comissão de Políticas, Planejamento e Gestão de Saúde da ABRASCO – Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
Foi também a primeira instituição no Nordeste a ser certificada como Hospital de Ensino, conjuntamente pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde, havendo recebido também o título de primeiro Hospital Amigo da Criança do Brasil, distinção outorgada pela OMS/UNICEF/MS.
A estrutura assistencial do complexo hospitalar do IMIP é composta por 918 leitos, dos quais 60 de UTIs, 132 enfermarias, 4 centros cirúrgicos, que totalizam 24 salas, e 161 consultórios, juntamente com uma qualificada estrutura de suporte para apoio logístico operacional como, por exemplo, mais de 3.000 funcionários e 416 voluntários, o que permite a realização anual de mais de 34.000 internamentos e cerca de 700.000 mil atendimentos ambulatoriais nas áreas de Pediatria/Neonatologia, Obstetrícia/Ginecologia, clínica médica e cirúrgica de adulto, assim como aproximadamente 1.600.000 procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico.
Mas foi a atuação do Centro de Atenção à Mulher, mantido com desvelo e profissionalismo por essa instituição, que rendeu ao IMIP o merecido Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, conferido por essa Casa.
O Centro de Atenção à Mulher do IMIP compreende as atividades na área de Ginecologia e Obstetrícia, direcionadas às mulheres assistidas na instituição, reunindo no seu conjunto vários setores especializados, que credenciam o referido centro como serviço de referência regional para atendimento de casos clínicos e cirúrgicos complexos.
Em média, são realizadas mais de 5.500 consultas mensais, distribuídas entre Pré-Natal de Baixo e Alto Riscos, Ginecologia Geral, Mastologia, Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV-AIDS, Infanto-Puberal, Planejamento Familiar, Infertilidade, Medicina Fetal, Fisioterapia e Climatério, além de atendimentos em Cardiologia, Odontologia e Psicologia, Oncologia Ginecológica, Uroginecologia, entre outras.
Também é realizado um amplo trabalho de educação em saúde, com palestras e vídeos educativos, onde são abordados temas importantes para a saúde da mulher.
No ambulatório funcionam a Maternidade-Dia, onde mais de 300 gestantes de alto-risco e com complicações na gestação têm acompanhamento pré-natal especializado todo mês, com exames de alta tecnologia, e o Centro Diagnóstico que realiza endoscopias ginecológicas diagnósticas e cirúrgicas, cirurgias de alta frequência para tratamento das lesões precursoras do câncer de colo uterino, totalizando cerca de 120 cirurgias/mês.
Já a maternidade da instituição é constituída por vários setores, todos destinados a fornecer atendimento humanizado e de alta qualidade técnica. O setor de emergência em triagem obstétrica atende, em média, 2.300 pacientes por mês, realizando classificação de risco, sendo o primeiro serviço do Brasil a atender as gestantes por ordem de gravidade.
No IMIP são realizados cerca de 6.000 partos por ano. No Pré-Parto são admitidas pacientes de média e alta complexidade, e após o parto as mulheres e seus bebês são encaminhadas ao alojamento conjunto, onde permanecem, até a alta hospitalar, o que proporciona estreitamento do vínculo mãe-filho e incentivo ao aleitamento materno exclusivo.
O Espaço Aconchego possui alojamentos individuais em condições de receber as gestantes de baixo-risco e seus acompanhantes, numa nova abordagem para o parto normal, onde pré-parto, parto e pós-parto acontecem no mesmo ambiente, buscando o parto natural com o mínimo de intervenção médica, proporcionando às mulheres e seus recém-nascidos condições seguras e confortáveis.
Passaria uma tarde toda se pretendesse elencar, na plenitude, todos os serviços e as atividades desenvolvidas pelo IMIP; falaria, ainda, dos serviços voltados à gestação de alto risco, do setor de Medicina Fetal, da UTI Obstétrica, do Serviço de Reprodução Humana, da Ginecologia, do Setor de Infectados em Ginecologia e Obstetrícia – SIGO, da Oncologia Ginecológica, entre outros.
Mas acredito que as informações até aqui trazidas – as quais faço questão de consignar nos Anais da Câmara dos Deputados – são mais do que suficientes para mensurar o extraordinário trabalho desenvolvido pelo IMIP e a inestimável obra social que realiza.
São esses os motivos que me levam a consignar, desde o meu primeiro mandato, emendas parlamentares no OGU, que asseguram o aporte de recursos, para beneficiar as ações e os projetos tocados pelo IMIP. Aliás, vários Parlamentares da Bancada de Pernambuco no Congresso Nacional fazem o mesmo, destinando, com idêntica finalidade, emendas à instituição.
Por todas as razões aqui manifestadas, é mais que oportuna a iniciativa que esta Casa patrocina outorgando ao IMIP o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher.
Portanto, ao concluir meu pronunciamento, quero cumprimentar todos os que fazem o IMIP, em especial seus dirigentes, seus profissionais e centenas de colaboradores, pelo merecido prêmio que receberão desta Casa, mercê do trabalho profícuo que realizam. Mais ainda, meus cumprimentos se devem, sobretudo, à ação missionária que empreendem ao longo de tantos anos, em apoio a milhares e milhares de crianças e mulheres pernambucanas.
Meus parabéns!
Era o que tinha a dizer.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: