Joaquim Nabuco na voz do Brasil
23/02/2010, 11:13
Filed under: Notícias

Câmara homenageia em março o abolicionista Joaquim Nabuco

Jornal da Câmara, 22 de fevereiro de 2010
Por: Bruno Angrisano

A Câmara dos Deputados e a Academia Brasileira de Letras vão prestar em 2010 uma série de homenagens por ocasião do centenário da morte do jornalista, escritor, deputado, diplomata e abolicionista Joaquim Nabuco (1849-1910). A primeira homenagem vai ser o lançamento, em 1º de março, de um portal dedicado ao parlamentar.

Em seguida, serão realizadas exposições sobre o trabalho de Nabuco, palestras sobre os textos e estudos constitucionais deixados por ele, e uma aula a distância ministrada pelo deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

O deputado André de Paula (DEM-PE) afirma que Nabuco foi uma figura central na história do Brasil do século 19. “Joaquim foi um homem plural, um homem que teve uma atuação muito destacada como abolicionista

, acadêmico, diplomata, parlamentar. Era, portanto, um homem que se destacava em vários campos.”

Campos de atuação – Segundo André de Paula, as homenagens na Câmara procuram integrar três campos de atuação de Nabuco: “a vertente parlamentar, com o trabalho que ele

desempenhou na Câmara dos Deputados; a vertente do diplomata, que representou o Brasil no exterior; e a vertente do acadêmico, que inclusive foi um dos que inauguraram a Academia Brasileira de Letras, tendo sido seu primeiro secretário-geral.”

Como parte das comemorações, também será editado um livro contendo os discursos parlamentares de Joaquim Nabuco, que revelam, a partir de 1878, dez anos de seu trabalho como abolicionista, pelo fim da escravidão no Brasil. “Ele acreditava que a abolição no Brasil não deveria ser um movimento revolucionário, e sim o resultado da conscientização da sociedade”, diz André de Paula.

O site em homenagem ao abolicionista será hospedado no Portal da Câmara (www.camara.gov.br) e vai apresentar a agenda dos eventos dedicados a Joaquim Nabuco, que nasceu em Recife, em 19 de agosto de 1849, e morreu em Washington, capital dos Estados Unidos, em janeiro de 1910.

A homenagem a Joaquim Nabuco também foi destaque, por André de Paula, na Voz do Brasil da última sexta (19/02):

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: