100 anos Joaquim Nabuco
04/02/2010, 10:20
Filed under: Notícias

André de Paula começa 2010 com mais um projeto de renome na Câmara dos Deputados. Ele organiza as comemorações, na Câmara dos Deputados, do Centenário de morte de Joaquim Nabuco.

O objetivo é homenagear e enaltecer a personalidade política de Joaquim Nabuco, que merece destaque na vida dos pernambucanos, na história do parlamento, da diplomacia e da formação da sociedade  brasileira.

 

Para  André, a trajetória de vida de Joaquim Nabuco  – nascido em Recife (1849) e falecido em Washington (1910) – é “Registro histórico obrigatório para o passado, o presente e futuro desta Casa Legislativa”. “ Faltaria um capítulo fundamental à História política nacional sem a atuação e os ideais de Nabuco”, afirma André de Paula, ao lembrar da veia política e do idealismo social, com a luta abolicionista, que guiava os discursos e o trabalho de Joaquim  Nabuco na Câmara, ainda no Rio de Janeiro desde 1879.

 

Desde a infância aprendeu a representar àqueles por quem sentia o dever de lutar, a favor da abolição da escravatura e, já, defensor dos direitos humanos . Foi deputado por Pernambuco (1879-1880 e 1885-1889), Chefe da Missão Diplomática na Defesa dos Direitos Brasileiros na questão da Guiana Inglesa (1889) e embaixador nos Estados Unidos (1905-1910).

 

As homenagens ao centenário de Joaquim Nabuco, na Câmara, estarão voltadas ao seu perfil parlamentar, embora, segundo André de Paula, “distinguir o caráter humano de Nabuco, de sua tarefa como historiador, seu perfil na diplomacia e, de sua atuação como estadista é imensamente difícil, pois o roteiro quase cinematográfico de sua vida nos leva exatamente aos ensejos dos cidadãos do mundo e de cada um de nós”.

 

Na Câmara, as comemorações do centenário de morte de Joaquim Nabuco  contam com a parceria do Senado Federal, da Fundação Joaquim Nabuco, da Academia Brasileira de Letras e do Museu Histórico Nacional. Os eventos devem acontecer de 01 de março a 14 de novembro de 2010 e, durante este período, estão previstos: o lançamento de um site no Portal da Câmara, especial sobre o centenário; a  veiculação de documentários e programas especiais na TV e na Rádio Câmara; Edição da Revista Plenarium (especial Joaquim Nabuco); Cursos à Distância e Colóquios com especialistas; Exposição “Vida Parlamentar Joaquim Nabuco”, no Museu da Câmara dos Deputados e reedição do livro atuação parlamentar do homenageado e Sessão Solene para lançamento da reedição dos Discursos parlamentares/Joaquim Nabuco; Perfis Parlamentares volume 26  – Câmara dos Deputados.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: