juventude contag
24/11/2009, 17:05
Filed under: Notícias

líder apoia trabalhadores rurais

Representantes de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais da Contag estiveram na tarde desta terça (24/11), na liderança da Minoria, com o deputado André de Paula. Eles conversaram com o líder sobre o apoio ao Projeto de lei 4530/04 e ao Projeto de Lei Complementar (PLP362/06), que conquistou unanimidade nas comissões e aguarda votação no Plenário da Câmara.

O Primerio (PL4530) trata da criação do Plano Nacional da Juventude, que cria diretrizes e acompanha as políticas públicas voltadas aos jovens entre 15 e 29 anos. De acordo com o Plano, as políticas públicas para este segmento devem tratar de amplas temáticas que traduzam os anseios e as diversas realidades da faixa etária: educação, nos diferentes níveis e modalidades; trabalho,emprego, renda e empreendedorismo; saúde, sexualidade e dependência química; cultura; desporto e lazer; cidadania e organização juvenil; capacitação e formação do jovem rural e eqüidade de oportunidades para os jovens em condições de exclusão(afrodescendentes, indígenas, portadores de deficiência e homossexuais).

Já o o PLP362/06 é voltado essencialmente aos trabalhadores rurais e permite que os herdeiros, desde que enquadrados nas regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário, possam financiar a aquisição das partes dos outros herdeiros, de forma a manter a propriedade como unidade familiar de produção. E, de acordo com a tramitação desde 2006 na Casa, é uma matéria que tem o apoio parlamentar consensual.

A eles, André de Paula explicou o momento político de obstrução às imposições do governo e o desgaste das negociações sobre o pré-sal, que protela outras apreciações urgentes no Plenário da câmara. No entanto, assegurou apoio à articulação das propostas entre os líderes, assim que for liberada a pauta. André alertou aos jovens da Contag, por exemplo, sobre a possibilidade de votação das matérias (PLP362 e PL4530/04) apenas no próximo ano, mesmo tratando-se de matéria consensual no parlamento.

Ele explicou que outras categorias também estão pleiteando votação urgente. É o caso dos aposentados e dos agentes comunitários de saúde, de quem André de Paula recebeu os agradecimentos, ainda nesta terça (24/11), por meio da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde, em reconhecimento ao trabalho de articulação junto aos líderes para a votação da PEC391/09.

 

Outro segmento de quem continua recebendo manifestações é a Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União, em prol da PEC358/05, que trata da reforma do judiciário e pede especial atenção à criação da Polícia Judicial, com a valorização de pelo menos 7 mil profissionais já concursados.

Não por acaso, depois de explicar o cenário controverso da Câmara para o final de ano, o líder sugeriu às classes trabalhadoras a retomada da busca incansável por apoio no início do próximo ano legislativo. “Aqui é uma casa democrática e quem fala pode ser ouvido”, assegurou o líder.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: