Eleições: participação feminina
22/09/2009, 15:34
Filed under: Notícias

André defende participação política feminina

O líder da Minoria, deputado André de Paula, apoia a aprovação da PEC 590/06, para garantir maior presença da mulher nas Mesas Diretoras do Congresso Nacional.

De acordo com o líder, a Proposta não é apenas um avanço para aumentar  a representação proporcional de homens e mulheres nas Mesas Diretoras do Congresso Nacional, mas também influencia a participação feminina na política brasileira. André de Paula lembra que, segundo a ONU, “de cada cinco assentos nos parlamentos do mundo, apenas um pertence a uma mulher” e no parlamento brasileiro, a presença feminina é de apenas 8%.

Por este motivo, mesmo comemorando as vitórias significativas alcançadas pela bancada feminina no Congresso, a exemplo dos debates em torno da extensão da licença maternidade para seis meses e a aprovação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) – hoje considerada uma das três leis mais avançadas do mundo no combate à violência contra as mulheres -, André de Paula  reconhece que é preciso mais.

“Garantir maior representatividade e poder político à mulher nos faz desenhar um novo perfil social para o país, com representação do maior eleitorado brasileiro”.  André também considerou tímido o estimulo da reforma eleitoral à participação da mulher. A reforma aprovou que apenas 5% dos recursos do Fundo  Partidário sejam destinados a mecanismos de inserção feminina na política e também reduziu, de 20% (da proposta original), para 10%, os índices de inserções das candidatas em horários de rádios e TVs.  “O cenário da política nacional deve mudar e merece participação ativa da mulher”, afirma o deputado.

Acompanhe as notícias na Agência Câmara!

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: