descaso com a Hemobrás
08/07/2009, 16:24
Filed under: Atuação Parlamentar, Notícias

André denuncia descaso com a Hemobrás

2009-08-07_sangue_menorO líder da Minoria ocupou a tribuna do Plenário da Câmara e denunciou o descaso do Governo  Federal em relação às obras de implantação da Hemobrás em Pernambuco

Em seu pronunciamento nesta quarta (08/07), o deputado André de Paula chamou a atenção do parlamento e dos cidadãos brasileiros, para o cenário de descaso em relação à Hemobrás – Empresa Pública de produção e distribuição de hemoderivados – criada há cinco anos.

“É preciso dizer que o país gasta, ainda hoje, mais de 130 milhões de dólares por ano na importação de hemoderivados. Trata-se uma questão não apenas econômica – é um assunto do mais elevado interesse nacional”, argumenta André de Paula ao enfatizar  que, depois de meia década da criação da Hemobrás, o país ainda ignora sua capacidade e continua dependente de insumos vitais para o povo brasileiro.

Ao lembrar que apesar do Estado de Pernambuco ser o escolhido para sediar sede de hemoderivados do país, por pioneirismo de sua política pública do sangue e seu Pólo Hemofarmo, o tamanho descaso do Governo Federal não rendeu nada mais que a limpeza do terreno destinado à obra, também com investimentos não honrados pelo  PAC da saúde.

De acordo com especialistas, caso a unidade produtora da Hemobrás já estivesse em funcionamento, o Brasil não só atenderia à população hemofílica e se livraria dos preços abusivos cobrados pelos poucos produtores estrangeiros, como também substituiria a importação de substâncias de elevado valor agregado. Por isso, André questiona a inoperância do poder público e a falta de vontade política para enfrentar os chamados poderosos do sangue: “a quem interessa manter a dependência do país no que se refere ao sangue e seus hemoderivados?

Leia discurso na íntegra!

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: