entrevista
08/04/2009, 13:32
Filed under: Notícias | Tags: ,

der da Minoria não acredita em aprovação de reformas política e tributária

Brasília, 07 de abril de 2009
Jornal da Câmara/ Entrevista
Por: Oscar Telles

 

Foto: Jorge Campos (Câmara dos Deputados)

Foto: Jorge Campos (Câmara dos Deputados)

O novo líder da Minoria, deputado André de Paula (DEM-PE), considera pouco provável a aprovação das reformas política e tributária no final de mandato do Governo Lula. De acordo com o parlamentar, se o governo quisesse, já teria aprovado essas reformas. Em entrevista ao Jornal da Câmara, o líder afirmou que a prioridade da oposição neste ano é melhorar a situação do pequenos municípios que sobrevivem, basicamente, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Natural de Recife (PE), André de Paula, 47 anos, está no terceiro mandato como deputado federal. Na legislatura de 1999/2002, licenciou-se do primeiro mandato de deputado federal para exercer o cargo de secretário de Produção Rural de Pernambuco.

Jornal da Câmara – Como líder da Minoria, quais são os temas considerados prioritários pelo senhor? André de Paula – Primeiro, vamos trabalhar em harmonia com os líderes de oposição: deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO), José Aníbal (PSDB-SP), e Fernando Coruja (PPS-SC), e essa estratégia necessariamente passa por consultar os três. A impressão que tenho é que a agenda será muito dinâmica – o Brasil tem essa característica, mas, neste momento, as questões econômicas são fundamentais, sobretudo no que diz respeito à distribuição de receita ente os entes da Federação?

JC – Alguma proposta em especial?
André de Paula – A situação dos municípios brasileiros, sobretudo os pequenos municípios que vivem basicamente do FPM, nos preocupa muito, e essa passou a ser a prioridade das prioridades. É uma questão que, sem dúvida, vai tomar a atenção da oposição e do governo nas próximas semanas.

JC – Como o senhor avalia as reformas política e tributária, que estão em análise na Câmara, e também a PEC que muda o rito de tramitação das medidas provisórias (511/06)?
André de Paula – São prioridades, mas não estou muito certo sobre a possibilidade de sucesso. Matérias com essas normalmente têm mais possibilidade de sucesso quando são apresentadas no início do governo, quando contam com o apoio decidido da maioria. Se o governo tivesse vontade política de implementar uma reforma tributária ou uma reforma política, já o teria feito. Afinal de contas, estamos no penúltimo ano de governo. Vivemos uma crise sem precedentes na economia mundial, apesar de o presidente dizer que essa crise não tem reflexos aqui. Isso não é verdadeiro. Na prática, há uma expectativa de não crescermos este ano. Acho pouco provável que, em um quadro de indefinição econômica, por exemplo, você possa avançar na reforma tributária que, necessariamente, passa por estabelecer maior estudo do papel de cada ente da Federação.

JC – Qual a posição da Minoria em relação ao governo neste ano?
André de Paula – Somos oposição. Essa é a missão que nos foi colocada. Numa democracia, o papel da oposição é tão ou mais importante que o do governo. Temos a missão de fiscalizar, de apontar os erros, de criticar e, sobretudo, de cobrar. Nós, democratas, e agora juntamente com PSDB e PPS, começamos uma caravana que pretende andar pelo Brasil para fazer uma comparação entre aquilo que a gente assiste na TV, no rádio e nas campanhas publicitárias, sobre obras que seriam fomentadoras de nossa economia, mas, quando a gente chega na ponta, há uma diferença abissal entre o que se fala e o que realmente existe. Constatamos isso numa primeira visita a Pernambuco. Depois, estive em Teresina e o quadro é o mesmo: promessas que não foram concluídas, que, portanto, não contribuem para geração de novos empregos. Não torcemos contra o Brasil – queremos servir ao Brasil, e nossa forma de servir é cobrando para que o governo se mexa, que seja mais ágil e mais eficiente na gestão pública.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: