André de Paula sai da presidência, mas reafirma continuidade de sua atuação em prol do Meio Ambiente
05/03/2009, 15:42
Filed under: Notícias | Tags:

Discurso à Comissão de Meio Ambiente

André de Paula deixa presidência da Comissão de Meio Ambiente com especiais agradecimentos aqueles que o acompanharam nessa trajetória – desde a equipe técnica da Comissão, consultores, vice-presidentes, membros da Comissão e, ao Democratas – pela confiança e indicação do então Líder, Antônio Carlos Magalhães Neto e do presidente da legenda, deputado Rodrigo Maia. Hoje na tribuna, André de Paula ressaltou que ninguém consegue ser o mesmo depois que estuda e reflete sobre a questão ambiental.
“Ter exercido a presidência dessa importante comissão permanente, além de gratificante, marca de forma definitiva minha vida pública. Deixo o comando da Comissão, mas a comissão e as questões ambientais, essas estarão sempre comigo, em minhas preocupações, em minha ação política”.
Durante seu pronunciamento em plenário, André de Paula se orgulha em dizer que “No Brasil, especialmente no Congresso Nacional, a lógica da sustentabilidade predomina nos debates, o que foi extremamente valorizado em sua gestão, quando os pares do colegiado esteve atento às questões do desmatamento, preservação da Amazônia, alteração do Código Florestal, conservação dos recursos hídricos, saneamento básico, mudanças climáticas e tantos assuntos, não menos relevantes. Embora reconheça tantos esforços locais e internacionais em prol do meio ambiente e do desenvolviemtno consciente com sustentabilidade, André de Paula lamenta também o fato de ainda haver, no Brasil, enorme fosso entre o discurso dos agentes do governo e as ações efetivamente implementadas, a exemplo do Plano nacional de Mudanças Climáticas, lançado no final de 2008 ainda de forma tímida e desarticulada. “Um plano que em nenhum momento foi discutido com a sociedade civil, apesar de ter levado longo período para ser concebido”.
Ele Admite que o problema não é apenas uma questão local e lamenta também o cenário dos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, que relutam em adotar uma postura ambiental consciente. “Temos grande expectativa em torno do que o projeto do presidente americano Barack Obama pode representar no contexto das mudanças climáticas. A mudança de discurso, a escolha de uma equipe que inclui reconhecidos defensores das energias renováveis e de biocombustíveis”. André de Paula reafirma sua participação ativa na luta pelo desenvolvimento com sustentabilidade ambiental e continua, em 2009, como membro titular da Comissão de Meio Ambiente.
 
 
 
 

 

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: